Formado em Administração de Empresas, Henrique é pós-graduado em Marketing e tem MBA em Negócios Internacionais nos Estados Unidos
A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) já conhece seu novo presidente pelos próximos 12 meses: trata-se de Henrique Dias Cambraia, que irá suceder Guilherme Salgado Rezende. Henrique terá, como vice-presidente, Carmem Lucia Chaves de Brito, a “Ucha”.
Para o novo presidente da associação, o grande desafio é dar continuidade à consolidação da imagem da cadeia de cafés especiais do Brasil e, cada vez mais, posicionar o país como um dos melhores produtores e exportadores com certificações de sustentabilidade do mundo.
“Os produtores brasileiros conquistaram grande espaço no mercado de cafés especiais ao longo dos últimos 30 anos, refletindo todo o trabalho que a BSCA faz desde sua fundação, em 1991, e, agora, temos o objetivo de subir ainda mais a régua das qualidades, aromas e da consistência que o Brasil tem a oferecer ao mercado internacional, assim como aos consumidores brasileiros”, diz.
Cambraia ainda explica que, para o mercado externo, a BSCA tem o desafio e a oportunidade de mostrar ao mundo nossa diversidade, consistência de entrega, com altíssimos padrões de qualidade.
“Nossos produtores, a cada dia, produzem qualidades que agradam ao mundo consumidor, de maneira sustentável, sempre envolvendo o respeito ao meio ambiente e à responsabilidade social, que são importantíssimos em tempos de mudanças climáticas e grandes desafios sociais”, comenta.
Henrique é formado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Marketing na Fundação Dom Cabral e tem MBA em Negócios Internacionais na Thunderbird School of Global Management, da Arizona State University (EUA). É proprietário da torrefação de cafés especiais Cambraia e da Fazenda Samambaia, localizadas em Santo Antônio do Amparo, no Sul de Minas, onde iniciou sua atuação em 1993 e se dedica à produção de cafés especiais desde 1998. Preside a cooperativa de cafés especiais Sancoffee, esteve à frente da SulMinas Café no final da década de 90 e começo dos anos 2000 e foi duas vezes vice-presidente da BSCA, Associação onde é membro há mais de 20 anos.