Prefeitura promoveu diversas iniciativas ao longo de 2021 para capacitar agricultores e enriquecer produção rural da cidade
A Fundação de Excelência Rural de Uberlândia (Ferurb), no Triângulo Mineiro, realizou diversos cursos e projetos para enriquecer a produção rural do município e promover a profissionalização dos agricultores. Com isso, a Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação (Smaei) afirma que foi possível otimizar os processos, com a melhor utilização dos recursos.
Um dos projetos desenvolvidos pela Ferurb é o de pesquisa em fruticultura. A iniciativa tem o objetivo de promover a produção econômica e racional, aprimorando o cultivo de novas espécies de frutas. O estudo vai possibilitar, a curto, médio e longo prazo, safras periódicas com a utilização de técnicas orgânicas.
A Smaei e a Ferurb também realizaram, ao longo do ano passado, o curso de aquaponia. Os participantes tiveram acesso a conhecimento teórico e prático sobre a técnica de produção de peixes aliada ao cultivo de plantas com água, sem necessidade de solo. Foram mais de 50 participantes qualificados.
Também foi realizado um Dia de Campo, em parceria com o Instituto Federal do Triângulo Mineiro. Cerca de 30 pessoas aprenderam sobre técnicas ligadas à fruticultura, poda, adubação e psicultura. De acordo com a Ferurb, todas as ações desenvolvidas ao longo de 2021 permitiram que as produções geradas durante os cursos fossem direcionadas para instituições filantrópicas. Cerca de 400kg de peixes e aproximadamente 150kg de uvas foram doadas para 13 instituições de Uberlândia.