Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,25
Dólar R$ 4,74
Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
Belo Horizonte
28º 19º

Uberlândia promove cursos para profissionalizar produtores rurais

Prefeitura promoveu diversas iniciativas ao longo de 2021 para capacitar agricultores e enriquecer produção rural da cidade

Curso de aquaponia foi um dos projetos desenvolvidos. (Foto: Cleiton Borges/PMU)
Ricardo Miranda
4 de janeiro de 2022
compartilhe

A Fundação de Excelência Rural de Uberlândia (Ferurb), no Triângulo Mineiro, realizou diversos cursos e projetos para enriquecer a produção rural do município e promover a profissionalização dos agricultores. Com isso, a Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação (Smaei) afirma que foi possível otimizar os processos, com a melhor utilização dos recursos.

Produtores tiveram acesso a técnicas ligadas à fruticultura. (Foto: Cleiton Borges/PMU)

Um dos projetos desenvolvidos pela Ferurb é o de pesquisa em fruticultura. A iniciativa tem o objetivo de promover a produção econômica e racional, aprimorando o cultivo de novas espécies de frutas. O estudo vai possibilitar, a curto, médio e longo prazo, safras periódicas com a utilização de técnicas orgânicas.

A Smaei e a Ferurb também realizaram, ao longo do ano passado, o curso de aquaponia. Os participantes tiveram acesso a conhecimento teórico e prático sobre a técnica de produção de peixes aliada ao cultivo de plantas com água, sem necessidade de solo. Foram mais de 50 participantes qualificados.

Dia de Campo foi realizado em parceria com o Instituto Federal do Triângulo Mineiro. (Foto: Cleiton Borges/PMU)

Também foi realizado um Dia de Campo, em parceria com o Instituto Federal do Triângulo Mineiro. Cerca de 30 pessoas aprenderam sobre técnicas ligadas à fruticultura, poda, adubação e psicultura. De acordo com a Ferurb, todas as ações desenvolvidas ao longo de 2021 permitiram que as produções geradas durante os cursos fossem direcionadas para instituições filantrópicas. Cerca de 400kg de peixes e aproximadamente 150kg de uvas foram doadas para 13 instituições de Uberlândia.

compartilhe