Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,35
Dólar R$ 4,87
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
27º 12º

Cafeicultor do Sul de Minas vence 1ª edição do Special Coffee

Foram avaliadas a qualidade dos grãos e das bebidas de 19 produtores de diversas regiões do Brasil

(Foto: Érico Hiller)
Guto Moreira
20 de janeiro de 2022
compartilhe

O cafeicultor Emerson Monteiro de Andrade, da Fazenda Boa Vista, em Ibiraci, no Sul de Minas, foi o vencedor da 1ª edição do Special Coffee, concurso promovido pela empresa norte-americana Alltech Crop Science, especializada em desenvolver soluções naturais.

Ao todo, foram avaliadas a qualidade dos grãos e das bebidas de 19 produtores de diversas regiões do Brasil, pontuando e selecionando três vencedores a partir da escala internacional da Specialty Coffee Association (SCA). Um dos critérios de participação do prêmio foi a utilização de duas soluções biotecnológicas que combinam potássio a aminoácidos específicos.

Emerson obteve a pontuação 84,75, recebendo o Selo de Café Especial, além de ter parte do lote comprado pela empresa. Com mais de 30 anos de experiência, o efeito das aplicações em 20 hectares de lavoura melhorou muito a performance das plantas.

“A quantidade de sacas produzidas por hectare e a qualidade do café foi surpreendente. Em relação a outras áreas de cultivo, tive um aumento de 30% na produtividade. Foi a minha melhor safra”, relata o produtor, que também identificou uma bebida com padrão superior e sabor mais suave.

De acordo com o engenheiro agrônomo e doutor em Produção Vegetal, Marcos Revoredo, gerente técnico especializado em hortifrúti da Alltech Crop Science, o desempenho se deve a uma estratégia de manejo que combina duas tecnologias nutricionais ricas em potássio e aminoácidos a momentos chaves para o sucesso do cultivo.

“Estas substâncias orgânicas são aplicadas no início do processo de maturação do café, quando os frutos estão na fase verde-cana. O reforço é feito quando a planta está com 5% dos frutos em estado cereja. Então, nós promovemos uma intensificação para reduzir o estresse da cultura e potencializar o transporte de carboidratos, permitindo que a planta tenha capacidade de direcionar energia para diversas necessidades fisiológicas”, disse o engenheiro.

Os cafés participantes do Special Coffee foram tratados com duas soluções que auxiliam no enchimento, maturação e uniformização dos grãos: o Bulk e o Liqui-Plex Finish.

compartilhe