Estudantes de uma escola rural plantaram mudas e participaram de palestras sobre o uso racional da água
Alunos do distrito Córregos do Bernardo, zona rural de Governador Valadares, no Leste de Minas, tiveram uma aula diferente nesta semana. Eles aprenderam sobre como é feito o tratamento de água, sobre o uso racional, como funciona o processo de cercamento das nascentes e entenderam quais são as etapas que compõem o ciclo da água. O encontro foi na Escola Municipal Vicente Petronilho e fez parte das programações do município em comemoração ao dia da água.
O gerente regional do Sistema FAEMG, Luiz Ronilson Paiva, participou do evento e falou sobre a parceria com a prefeitura, que está levando cursos de Recuperação de Nascentes para a região de Córregos do Bernardo.
“Já temos um trabalho com a Prefeitura de Valadares, voltado para área de sustentabilidade. No evento, houve um envolvimento muito grande por parte da comunidade e dos alunos. Na comunidade, já existe um trabalho de conscientização dos jovens sobre a carência hídrica que aqui ainda existe”, afirmou Ronilson.
O Secretário de Agricultura e Abastecimento (SEMA), Ivan Fialho, citou os projetos de recuperação de nascentes já desenvolvidos na comunidade. “É muito importante a realização de palestras educativas sobre os benefícios do uso racional da água. Os alunos conheceram o Programa Municipal de Cercamento de Nascente, com o qual o Município já recuperou mais de 140 nascentes desde 2017. Além disso, nós apresentamos a feirinha da agricultura familiar, que representa o fim de toda cadeia produtiva do uso água na produção de alimento. Temos que começar cedo a educação ambiental com os alunos, eles são o futuro e, conscientes, farão o desenvolvimento rural sustentável”, afirmou o secretário.
Além do Sistema FAEMG, o evento contou com as presenças de outros parceiros do meio ambiente, como o Instituto Estadual de Florestas da Regional Rio Doce (IEF), a Polícia Militar do Meio Ambiente, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, o Departamento de Vigilância Ambiental, o Corpo de Bombeiros e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).
Esta data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, com o objetivo de alertar a população sobre a importância da preservação da água para a manutenção de todos os ecossistemas no planeta. Além de comemorar, o objetivo é realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na terra.