Vencedores serão conhecidos em cerimônia realizada em junho deste ano
A cidade de Ubá, localizada na Zona da Mata mineira, é uma das três finalistas do 10º Prêmio de Boas Práticas da Associação Mineira de Municípios (AMM). O projeto concorreu com a iniciativa “Águas de Ubá: Revitalização de Bacias Hidrográficas e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA)” .
Nas próximas semanas, como uma das etapas de avaliação do prêmio, técnicos da comissão julgadora irão ao município conhecer o projeto e acompanhar de perto as ações desenvolvidas. A cerimônia de premiação está prevista para ocorrer durante o 37º Congresso Mineiro de Municípios, em junho de 2022, quando serão anunciados os vencedores.
De acordo com o executivo municipal, o projeto aborda as iniciativas implementadas pela Prefeitura de Ubá desde 2017 e foram idealizados pela Secretaria Municipal de Ambiente e Mobilidade Urbana. As medidas apresentadas tratam da reversão do histórico de crises hídricas pelas práticas de conservação de água e solo em propriedades rurais inseridas em áreas de cabeceira do Ribeirão Ubá.
Além disso, apresentou o uso do Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) como ferramenta de estímulo aos produtores rurais no trato com as águas.
“Esse trabalho começou há muitos anos, quando eu atuava no Sindicato Rural e com apoio de diversos parceiros, e tornou-se objeto do nosso plano de governo como uma meta a ser perseguida. Ubá recebe esse prêmio com muita alegria. Sabemos que práticas ambientais são um exercício a ser feito todos os dias, e vamos continuar perseguindo isso em nossa cidade”, afirmou o prefeito Dr. Edson (DEM).
Em novembro de 2021, o projeto foi vencedor do Prêmio de Boas Práticas Ambientais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente.
O Prêmio, já na décima versão, tem a finalidade de incentivar os integrantes das prefeituras dos municípios mineiros a contribuírem para a modernização da gestão e a melhoria da qualidade dos serviços públicos.