Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,27
Dólar R$ 4,84
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
25º

Epamig e Fundação Renova implantam hortas agroecológicas circulares em MG

Projeto busca fortalecer a agricultura familiar em municípios da Bacia do Rio Doce

Hortas circulares em Minas
As hortas circulares são uma estratégia para melhorar a qualidade de vida de pequenos agricultores (Foto Epamig/Divulgação)
Vivia de Lima
22 de julho de 2021
compartilhe

O agricultor Adão Procópio é dono de uma propriedade em Barra Longa, onde plantava antes do rompimento da barragem de Fundão, em Brumadinho. Ele foi procurado pela Fundação Renova e hoje é um dos primeiros a ter implantada uma horta agroecológica circular em sua propriedade.

As hortas agroecológicas foram implantadas em Minas Gerais e buscam fortalecer a agricultura familiar sustentável em municípios atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão. Recentemente, unidades de hortas agroecológicas foram implantadas em Barra Longa. Para os próximos meses, de acordo com a Epamig, devem atender municípios da bacia hidrográfica do Rio Doce. A difusão da tecnologia de hortas agroecológicas circulares é uma estratégia para melhorar a qualidade de vida de pequenos agricultores e proporcionar a eles novas fontes de renda.

“Os pés ainda estão nascendo. Precisamos fazer alguns ajustes com relação ao fluxo de água, mas as expectativas são boas. Estou feliz com essa horta na minha propriedade”, contou o agricultor.

Melhor aproveitamento da água

Na prática, o sistema funciona como curvas de nível. Dessa forma, a água que cai na horta permaneça dentro dela. Desse modo, é possível reduzir a erosão em locais de mais declive e, em locais planos, para aproveitar melhor a água da irrigação. Além disso, outra vantagem do modelo circular é a redução do deslocamento dos trabalhadores.

Segundo a pesquisadora da Epamig e coordenadora do projeto, Polyanna de Oliveira, é possível plantar de tudo, desde hortaliças, tubérculos, legumes, verduras à grandes culturas.  Além da construção das hortas, estão previstas no projeto cursos e encontros técnicos destinados a produtores rurais, técnicos e extensionistas.

compartilhe