Com a chegada da colheita do café arábica, os produtores devem ficar atentos para ajudar a polícia no combate à criminalidade e evitar prejuízos
A Polícia Militar de Minas Gerais, por meio do 11° Batalhão, em Manhuaçu, na Região das Matas de Minas, já começou a Operação Safra Segura. O objetivo é potencializar o policiamento na zona rural dos municípios que compõem essa região.
Neste período em que se inicia a colheita do café, a PM reforça o policiamento nas regiões rurais para coibir a ação de bandidos. O café arábica é o principal produto que segura a economia da região.
Desde que foi lançada a operação, policiais têm visitado propriedades rurais e reforçado as dicas de segurança para este período. Veja a lista de orientações enviadas pela PM.
– Não deixe café colhido nas lavouras. Além disso, os galpões devem estar sempre bem trancados e iluminados. E o mais importante, nunca deixe grande quantidade de café estocado na propriedade.
– Evite deixar roçadeiras, motosserras, ou equipamento de valor nas lavouras. Mantenha-os em local bem trancado.
– Suspeite de pessoas que estejam rondando as fazendas, principalmente à noite. Procure anotar a placa e a cor destes veículos, repassando estas informações o mais rápido possível para a Polícia Militar.
– Antes de contratar, exija sempre os documentos de identificação, endereço e referências de outros locais onde o trabalhador já prestou serviço. Se houver qualquer suspeição, comunique a PM.
– Priorize o pagamento de funcionários e fornecedores com cheque. Faça esses pagamentos sempre em dias e horários diferentes.
– Dificulte o acesso a sua fazenda, mantendo as porteiras bem conservadas e trancadas com cadeados.
– Mantenha o terreiro e a casa bem iluminados. Visibilidade reduzida favorece a ação de criminosos. Instale alarmes, câmeras de segurança e sensores de presença. E coloque placas, avisando que no local existe sistema de segurança.
– Não comente sobre grandes vendas e evite manter altas quantias em dinheiro ou jóias na propriedade. O lugar mais seguro para guardá-los é uma agência bancária.
– Oriente os funcionários a não fornecerem informações sobre a propriedade e seus donos a pessoas estranhas.
– Em caso de assalto, não reaja! Sua vida é mais valiosa do que qualquer bem! E se possível, procure observar a fisionomia dos bandidos para facilitar o reconhecimento, além de anotar placas e características dos veículos usados no roubo.
A Polícia Militar depende das denúncias realizadas pela comunidade para conseguir prevenir a ocorrência de crimes. A identidade dos denunciantes é sempre preservada e o sigilo é absoluto pelos números 190 (emergências policiais) e 181, que é o Disque Denúncia Unificado, onde a pessoa não precisa se identificar e recebe uma senha para acompanhar as investigações. Em Manhuaçu a patrulha rural disponibiliza o número do What’sApp da viatura para facilitar o acionamento.