A ideia é que a produção de alho seja feita pela agricultura familiar
Uma parceria entre a Prefeitura de Barbacena e a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), recebeu alho semente para ser produzido no município. O material foi cedido pela Embrapa CNPhortaliças de Brasília.
De acordo com o executivo, a chegada do alho semente vai facilitar o mercado dos produtores de alho do município. Atualmente eles precisam buscar o material para semeio em outras cidades, o que gera o encarecimento do processo. A ideia é que com a produção de alho semente sendo realizada pela Agricultura Familiar local, possa ter uma facilidade para o aumento produtivo do alho.
As variedades de alho nobre que o município recebeu são as denominada por Ito e Quitéria, com uma capacidade produtiva de oito a 10 toneladas por hectares. O grande diferencial é que o material é um alho livre de vírus, onde em laboratório selecionam os dentes de alho que estão isentos de vírus que afetam a produção. O trabalho de multiplicação de alho semente é de médio prazo para que se possa alcançar resultados.