Os primeiros convênios deverão ser assinados já nos próximos meses
Uma reunião realizada em Brasília entre o Instituto Pensar Agro (IPA), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Bolsa B3 colocou em discussão trazer o agronegócio para o mercado de capitais.
Para o diretor-geral do Cecafé, Marcos Matos, os primeiros convênios deverão ser assinados já nos próximos meses. “Nós, como IPA, e o Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio (IBDA) firmaremos acordos de cooperação com a CVM, provavelmente em março, com foco educacional nos produtores rurais, seus filhos e netos, para levar conhecimento sobre o mercado de capitais de um jeito mais lúdico, descomplicado”, comenta.
O objetivo é atrair a atual e as futuras gerações do setor para um mercado potencial, que pode contribuir substancialmente com crédito aos atores do agronegócio brasileiro. O presidente da CVM, João Pedro Nascimento, ressalta que a Comissão tem apontado que o lugar do agronegócio é no mercado de capitais.
“Com esses dois convênios, esperamos desenvolver ainda mais as cadeias do setor no investimento e permitir, por meio de ações de capacitação e disseminação de conhecimento, que mais investidores e empreendedores entendam o potencial do ramo”, finaliza.
Ainda na reunião, foi debatido o programa “Produtor Informado”, desenvolvido pelo Conselho em parceria com a Microsoft e a GCP Brasil, que, por meio de e-learning, possibilita a capacitação dos atores da cadeia produtiva do café.