Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,39
Dólar R$ 4,90
Belo Horizonte
28º 15º

Agricultor larga carvoaria e investe na produção orgânica de verduras

Hoje ele vive em um sítio onde planta vários tipos de hortaliças, e estuda uma forma de expandir os negócios em breve

Carlos trabalhou durante vários anos na produção de carvão vegetal. (Foto: Ricardo Miranda)
Ricardo Miranda
16 de agosto de 2022
compartilhe

arlos Martins, de 47 anos, vive com a filha em um sítio na comunidade Córrego da Divisa, entre Divinópolis e Carmo do Cajuru, na região Centro-Oeste do estado. Na pequena propriedade ele investe na agricultura orgânica e planta vários tipos de hortaliças, incluindo alface, couve, almeirão e mostarda. O cultivo sem agrotóxico entrou na vida do produtor rural por acaso.

Nascido em Divinópolis, Carlos viveu em várias cidades da região e sempre trabalhou em carvoarias. Sete anos atrás, quando deixou o trabalho na produção de carvão vegetal, ele conseguiu emprego em um sítio e começou a aprender sobre a agricultura. “Fui aprendendo aos poucos e gostei muito. Descobri uma nova vocação”, relembra Carlos.

Diferentes hortaliças são produzidas na propriedade, em Divinópolis. (Foto: Ricardo Miranda)

O agricultor trabalha sozinho na plantação e não utiliza nenhum tipo de agrotóxico para o cultivo das hortaliças. A água usada na irrigação vem de uma cisterna que fica na propriedade. Parte da produção é vendida por pessoas que vão até o sítio em busca das verduras e o restante é comercializado em sacolões de Divinópolis. “As pessoas comentam sobre o sabor das verduras e falam que dura mais na geladeira. A produção orgânica tem feito muito sucesso”, comemora o produtor.

Uma das dificuldades enfrentadas pelo produtor é o custo elevado da produção. “As mudas estão caras e a remuneração paga pelas hortaliças muitas vezes não acompanha a alta dos preços. Mas temos que continuar trabalhando”, explica Carlos.

compartilhe