No Centro-Oeste do estado, prefeituras começaram a distribuir sementes para ajudar agricultores afetados pelas chuvas do início do ano
Em Conceição do Pará, na região Centro-Oeste do estado, a prefeitura percorreu a zona rural para mapear as propriedades afetadas pelas chuvas que atingiram a cidade no início do ano. Foram identificados várias famílias que tiveram prejuízos e agora enfrentam dificuldade para retomar a produção.
A cidade faz parte de um dos maiores pólos de suinocultura em Minas. Durante as chuvas do mês passado, a água chegou a inundar algumas propriedades e vários animais morreram. Além disso, famílias que sobrevivem da agricultura também tiveram as plantações destruídas.
Nas últimas semanas a prefeitura realizou um mapeamento para identificar as principais dificuldades enfrentas pelos agricultores. Com base nisso, a Secretaria Municipal de Agronegócio recebeu autorização para realizar a compra de sementes que serão doadas às famílias.
De acordo com Eduardo Ludugel, secretário de agronegócio, devem ser investidos pelo menos R$ 3 mil para a compra das sementes. O planejamento da prefeitura prevê a compra de mais de 200 pacotes de cada tipo de semente, incluindo alface, beterraba, cenoura, quiabo e abobrinha. A expectativa é que cerca de 100 famílias sejam beneficiadas.
O secretário explica que a prefeitura já deu início à compra das sementes e a distribuição deve acontecer nas próximas semanas em parceria com a Emater, Empresa de Asistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais.
“Essa distribuição de sementes é uma prática anual em Conceição do Pará. Mas, este ano, o programa foi antecipado para ajudar as famílias afetadas pela. Como as plantações foram destruídas, a ideia é auxiliar os agricultores a retomar o plantio o mais breve possível”, explica Eduardo Ludugel.