Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,35
Dólar R$ 4,87
Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.
Belo Horizonte
28º 14º

Suinocultores têm prejuízos com granjas alagadas e animais mortos

No pólo de criação de suínos, várias granjas foram inundadas e centenas de animais morreram durante os dias de chuva

Porcos morreram afogados durante a inundação. (Foto de redes sociais)
Ricardo Miranda
16 de janeiro de 2022
compartilhe

Conceição do Pará, na região Centro-Oeste, faz parte de um dos principais pólos de suinocultura de Minas Gerais. A cidade foi castigada pelas chuvas intensas e vários produtores rurais tiveram prejuízos com a morte de animais, além dos danos materiais nos imóveis.

Rios que cortam a cidade transbordaram e causaram impactos em várias partes de Conceição do Pará. (Foto: SpotGo)

O rio Pará e o rio São João, que cortam a cidade, transbordaram e o grande volume de água causou prejuízos na área urbana e na zona rural. Algumas comunidades chegaram a ficar isoladas. A água invadiu granjas e há relatos de criadores que chegaram a perder mais de cem animais.

Prejuízos aos criadores

De acordo com a prefeitura, ainda não há um número exato de produtores rurais que tiveram prejuízos por causa das chuvas. Mas vários já relataram problemas depois das inundações. “Nós temos um mapeamento com mais de 80 granjas aqui em Conceição do Pará e muitas ficaram bastante prejudicadas. Vamos precisar esperar a água baixar para chegar a esses locais e ter uma ideia melhor sobre a situação”, explica Eduardo Ludugel, secretário de agricultura de Conceição do Pará.

Várias propriedades rurais tiveram prejuízos em Conceição do Pará. (Foto de redes sociais)

As chuvas também danificaram estradas e alguns acessos à zona rural estão intransitáveis. O Corpo de Bombeiros chegou a usar um helicóptero para resgatar famílias que estavam isoladas. A prefeitura explica que, além da perda dos animais e de maquinários danificados pela inundação, com a situação das estradas os criadores vão enfrentar dificuldade para escoar a produção e para receber insumos e até alimento para os porcos.

“Passamos o ano de 2021 recuperando e melhorando nossas estradas rurais e agora vamos ter que trabalhar dobrado para reconstruí-las. E vamos oferecer todo apoio logístico e operacional aos produtores, para minimizar os prejuízos”, conclui o secretário.

compartilhe