Um curso promovido pela Faemg promoveu a capacitação de novos pilotos em diferentes cidades de Minas Gerais
O uso de drones na agricultura tem facilitado muitas tarefas no campo. As aeronaves não tripuladas podem ser utilizadas em mapeamentos, levantamentos na lavoura e até na aplicação de certos produtos, como inseticidas. Com a demanda em crescimento, a Faemg, Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais, criou um curso para ensinar agricultores a utilizar essa ferramenta tecnológica.
A ação já passou por várias cidades do estado. O treinamento ajuda a abrir as portas do mercado de trabalho para quem se capacita. “O Certificado de Piloto é uma exigência das empresas, então quem faz o curso sai na frente. Sem dizer que o participante adquire todo o conhecimento necessário, inclusive sobre as normas, os documentos para operar, e as questões de segurança no trabalho”, ressalta o instrutor Paul Spínola.
Na semana passada, 24 produtores e trabalhadores rurais participaram do curso em Arinos e em Unaí, na região Noroeste do estado. “O drone já faz parte do meu trabalho, mas eu precisava entender sobre a legislação, principalmente. Drone é um conjunto de conhecimento”, analisou Matheus Amaral, que é supervisor de campo de uma empresa de tecnologia para o agro. Os interessados em participar dos treinamentos promovidos pela Faemg podem procurar os sindicatos rurais de cada cidade.
Em relação ao uso de drone, com a ascensão do setor, os pilotos precisam ir em busca de conhecimento. “Toda hora tem novos modelos com novas informações no mercado. Muitas vezes, as fazendas tem o drone, mas não tem ninguém que sabe operar. O equipamento é um grande aliado da agricultura e pecuária de precisão, uma vez que, você sabendo onde está o problema, você consegue mitigar localmente, economizando e facilitando seu trabalho”, conclui o instrutor Paul Spínola.