Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,11
Dólar R$ 4,69
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
Belo Horizonte
31º 18º

Aplicativo estima custos de produção leiteira e auxilia produtores

O app é gratuito e está disponível para download para smartphones Android

Aplicativo pode ser baixado em celulares Android (Foto: Epamig)
Vivia de Lima
11 de abril de 2022
compartilhe

A maioria dos pecuaristas de Minas Gerais não registra os dados de despesas e receitas de atividades leiteiras e, portanto, não têm contabilizados os custos de produção. A informação é da Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais). Para ajudar a solucionar, a instituição desenvolveu o aplicativo de Gerenciamento de Custos na Atividade Leiteira (Gercal), voltado, sobretudo, para os agricultores familiares.

Para o pesquisador da Epamig, Djalma Pelegrini, a falta de controle dos custos na atividade leiteira impacta os negócios de maneira negativa. Para ele, o produtor, após prejuízos constantes, pode até ser levado a desistir da atividade. “Quando não registramos as despesas, corremos o risco de realizar gastos além do necessário, o que impacta diretamente nas contas. Além disso, quando não controlamos os custos, perdemos a oportunidade de fazer o planejamento econômico-financeiro da propriedade e de realizar compras no momento adequado”, disse ele que também idealizou o app.

O Gercal é um aplicativo para celular que estima os custos de produção de leite e auxilia os produtores na contabilidade gerencial das propriedades dedicadas à produção de leite. O app é gratuito e está disponível para download para smartphones Android.

Como usar

Depois de baixar o aplicativo, o produtor precisa inserir as informações da propriedade, dados das instalações e dos equipamentos utilizados. Em seguida,  adastrar as receitas totais e as despesas, tais como gastos com concentrados, combustíveis, alugueis de pasto e mão de obra. Com a inclusão desses dados, é possível obter relatórios sobre o custo operacional efetivo, custo médio do litro do leite produzido, margem bruta e margem líquida da atividade leiteira.

A equipe coordenadora do Gercal procura estabelecer parcerias com produtores, empresas e cooperativas do segmento de laticínios. Os interessados vão receber treinamentos gratuitos para operar o sistema do aplicativo. O número para mais informações, via WhatsApp, é (34) 99911-8602.

compartilhe