Medida foi elaborada pelos técnicos da Emater-MG para auxiliar os produtores rurais afetados pelas geadas em julho
A Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), criou uma força-tarefa para buscar soluções aos produtores rurais de Minas Gerais que tiveram as lavouras afetadas pelas geadas. Além dos técnicos regionais da empresa, equipes do programa Certifica Minas Café e de coordenadores regionais vão reforçar o mutirão.
Segundo a empresa, os laudos a pedido de agricultores e prefeituras serão feitos gratuitamente para os pequenos produtores, enquanto os médios e grandes precisarão pagar pelo serviço. O mapeamento da amplitude das lavouras afetadas pela geada não incluirá somente o café, produto mais atingido, mas também a olericultura, fruticultura, floricultura e as pastagens.
A subsecretaria de Política e Economia Agropecuária da Seapa destaca que os laudos são importantes para que os produtores afetados, que tiveram acesso ao crédito rural, possam ter acesso ao seguro agrícola, à renegociação de suas dívidas e, também, no caso dos cafeicultores, para aqueles que buscam recursos das linhas de financiamento ao amparo do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé).
Nesta segunda-feira (2), haverá uma reunião coordenada por Seapa, Emater-MG e Epamig para, junto às cooperativas e associações de cafeicultores, avaliar as ações e estratégias conjuntas de apoio aos produtores rurais que tiveram suas atividades atingidas.
Leia mais: cafeicultores do Sul de Minas precisarão de ajuda para recuperar as lavouras perdidas:
Mais de 4 mil cafeicultores foram prejudicados pela geada, diz Emater