A maior parte dos grãos será do tipo Bronze, 100% arábica
Os colaboradores e visitantes da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte, terão a oportunidade de degustar um café produzido com tecnologia mineira. A Epamig, instituição vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), irá fornecer em 2022 café torrado e moído para os preparos que serão servidos no gabinete da Presidência, 1ª Secretaria, cantina dos deputados, mesas de trabalho do Plenário, Diretorias e no Salão de Café.
O café que será fornecido pela Epamig é cultivado e processado em Machado, no Sul de Minas. A maior parte será do tipo Bronze, 100% arábica, com padrão de qualidade global 79. A empresa também vai fornecer pó de café do tipo Ouro, espresso, 100% arábica e com pontuação básica 84.
As cultivares de café desenvolvidas pela empresa de pesquisa mineira são premiadas nos principais concursos nacionais e internacionais.
“Uma xícara com café produzido pela Epamig possui, além de altíssima qualidade, muita pesquisa e tecnologia. Nosso trabalho com café, realizado em 200 hectares distribuídos em dez Campos Experimentais, envolve 32 pesquisadores e laboratórios de qualidade para avaliação de genótipos e desenvolvimento de cultivares que produzam bebidas de qualidade e se apresentem cada vez mais resistentes a pragas e doenças”, explica a presidente da instituição mineira de pesquisa agropecuária, Nilda Soares.