Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,23
Dólar R$ 4,79
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
25º 12º

Capital do tomate: Carmópolis de Minas é a maior produtora do estado

Pólo produtor colhe 7 mil toneladas de tomates por mês e é o maior fornecedor do fruto em Minas

Pé de tomate cheio de frutos
Pólo produtor de Carmópolis de Minas é o maior fornecedor do estado. (Foto: Cathy VanHeest / Unsplash)
Ricardo Miranda
15 de julho de 2021
compartilhe

Carmópolis de Minas no centro-oeste do estado ampliou a produção, ao longo dos últimos anos, e recebeu o merecido título de ‘capital mineira do tomate’. O pólo produtor, que além da cidade inclui os municípios de Passatempo, Itaguara, Oliveira e Cláudio, tem mais de 500 produtores cadastrados, que juntos colhem cerca de 7 mil toneladas por mês. É a maior produção em Minas Gerais.

São cerca de duas mil pessoas envolvidas na produção e colheita dos tomates. Entre os produtores cadastrados está o Sérgio Lúcio Leite, que tem uma lavoura com 150 mil pés de tomates plantados em 10 hectares. Segundo ele que a cultura é extremamente sensível e o controle das doenças no tomateiro exigem manejo integrado contra as pragas, que variam de acordo com a época do ano. “No verão são as pragas fúngicas e bacterianas. No inverno são pragas como a larva minadora”, explica Sérgio.

Cesto com tomates maduros, bem vermelhos, prontos pro consumo.

Produção de Carmópolis de Minas é vendida para Ceasa e também para outros estados do país. (Foto: Brands&People / Unsplash)

Destino certo

Os tomates que saem das lavouras no pólo produtor de Carmópolis de Minas são vendidos para compradores de todo o país. A cidade é a maior fornecedora do fruto pra Central de Abastecimento de Minas, a Ceasa, em Belo Horizonte, e também envia os frutos para São Paulo, estados do nordeste, além de conseguir exportar pro Paraguai em algumas épocas do ano.

Expansão

Para facilitar o trabalho, os produtores construíram, por conta própria, um entreposto com 19 mil metros quadrados. O espaço, onde a produção é separada e preparada para o envio aos compradores, funciona há dois anos e tem 120 funcionários trabalhando. A Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros de Carmópolis de Minas (APHOCAM) diz que já há planos de expandir o espaço.

“Há uma demanda de produtores que ainda não participam do entreposto. A gente tem negociado com o poder público essa ampliação e esperamos que em breve a gente comece a ampliar”, explica o tesoureiro da associação, Adalton Azevedo.

A equipe do programa Café com TV, da TV Alterosa, visitou Carmópolis de Minas para conhecer o pólo produtor de tomate. Assista a reportagem completa abaixo.

compartilhe