Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 6,33
Dólar R$ 5,61
Chuvoso durante o dia e à noite.
Belo Horizonte
23º 18º

Capitólio: feira livre on-line inova comércio da agricultura familiar

Durante a pandemia de Covid-19 foi criado o projeto “Feira Livre Inovando a Vida da Família Rural”

(Foto: Emater-MG)
Guto Moreira
20 de novembro de 2021
compartilhe

Após uma trégua no momento mais crítico da pandemia do novo coronavírus, uma das duas feiras livres de Capitólio, no Sul de Minas, começa a retomar a comercialização presencial de produtos da agricultura familiar.

A feira de terça-feira, com foco na gastronomia local, retornou em outubro, sempre das 18 às 22h. Nesta feira, o consumidor pode encontrar macarrão na chapa, pão de queijo com linguiça, feijão tropeiro e caldos, por exemplo. Já a feira de sábado, que vende gêneros básicos da agricultura, como verduras, frutas, legumes, mel, queijo e peixe, segue funcionando das 6 às 12h.

Os agricultores puderam comercializar seus produtos de forma on-line, graças à atuação da Emater-MG, que criou o projeto “Feira Livre Inovando a Vida da Família Rural”. Como os feirantes são na sua maioria agricultores familiares, os técnicos locais da empresa criaram grupos de WhatsApp.

Como funcionou

Os feirantes foram colocados como administradores e cada um ficou encarregado de convidar os clientes. Para isso, a Emater definiu três etapas. Na primeira, elaborou o portfólio dos produtos comercializados por cada agricultor.  A segunda fase foi a postagem nos grupos onde os clientes participavam. E a terceira e última fase, foram as entregas dos produtos via delivery. A iniciativa beneficiou 14 agricultores familiares e população de Capitólio.

Juliana Jovita Santos, produtora de queijo Minas Frescal, explica que a nova maneira de comercializar foi a salvação para os feirantes.

“No início da pandemia, tudo ficou meio perdido. Era uma situação nova e tudo foi sendo fechado. Então dos 100% que a gente vendia na feira, antes da pandemia, caiu para zero por cento. Mas aí com a venda delivery conseguimos elevar para uns 50%. Já era melhor. Dava para tirar os custos da fazenda. Acho que quem superou essa situação da pandemia vive qualquer crise financeira na vida”, completa.

‘Rolou’ até prêmio

A implantação de feira on-line em Capitólio, rendeu o prêmio interno MelhorInovação de 2020. O concurso da Emater-MG elege os trabalhos desenvolvidos por seus funcionários que tenham obtido resultados relevantes para a empresa ou para seus clientes.

compartilhe