Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,39
Dólar R$ 4,90
Belo Horizonte
28º 15º

Chuva de granizo destrói lavouras em São Gonçalo do Sapucaí

Um levantamento da Emater indica que foram mais de 20 municípios prejudicados

(Foto: Emater-MG)
Guto Moreira
5 de outubro de 2022
compartilhe

A forte chuva de granizo que atingiu a região Sul de Minas nesta semana deixou prejuízos nas lavouras de Boa Esperança. Produtores de café tiveram as plantações afetadas pelas pedras de gelo.

A família Borges perdeu cerca de 80% da produção de café. Cerca de 40 hectares estão comprometidos para a safra 2022/2023. “A chuva durou poucos minutos, mas foi o suficiente para comprometer o nosso café do ano que vem. A lavoura estava tão bonita com a florada, havíamos criado uma expectativa boa. Dois dias depois o cenário mudou. Agora é correr atrás e ver se teremos café em 2023″, disse André Borges, produtor no bairro rural Mata dos Barbosas.

O cafeicultor ainda explica que um engenheiro agrônomo foi até a propriedade no dia seguinte à chuva e fez algumas recomendações, como o esqueletamento. “Nós íamos colher 70 sacas por hectare. Precisaremos recorrer às lavouras que não foram atingidas”, finaliza.

Emater

Um levantamento preliminar da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) indica que, somente no Sul de Minas, região com maior registro de perdas, foram mais de 20 municípios prejudicados, com destaque para São Gonçalo do Sapucaí, Três Corações, Cambuquira, Campanha, Turvolândia e Careaçu.

Dez mil pés de abacates perdidos em Três Corações. (Foto: Redes sociais)

Rodovia Fernão Dias

Câmeras da Arteris registraram as pistas na Fernão Dias após a chuva de granizo na região de São Gonçalo do Sapucaí e Três Corações. A rodovia ficou “coberta” pelo gelo. Parecia que os motoristas estavam na Europa.

(Foto: Arteris)

Estado de calamidade pública

As prefeituras de São Gonçalo do Sapucaí e Três Corações publicaram decretos informando estado de calamidade pública. Segundo a Defesa Civil, foram 10 minutos de granizo e ventos. Casas e empresas tiveram os telhados arrancados pela força do vento. Centenas de moradores estão desabrigados e desalojados.

Telhado de supermercado foi arrancado em Três Corações. (Foto: Redes sociais)

Veja também: Chuva de granizo na Zona da Mata.

Produtores de Guiricema, na Zona da Mata, perdem 90% da lavoura

compartilhe