Até o início da noite de quarta-feira, 40 pessoas estavam desalojadas na cidade
Barbacena, cidade do Campo das Vertentes de Minas, sofreu grande impacto com a chuva dessa terça -feira (3). Por isso o executivo criou um Gabinete de Crise para apurar e resolver os danos causados na zona rural e zona urbana. Até às 18h desta quarta-feira (5), 40 pessoas estavam desalojadas, segundo o boletim mais recente divulgado pela Defesa Civil da cidade.
O enorme volume de água e pedaços de gelo, acompanhado de vendaval, causou perdas materiais, alagamento de vias públicas, destruição de plantações e morte de animais de criação. A prefeitura ainda não contabilizou quantas propriedades rurais foram afetadas, mas afirmou que o local foi o mais atingido pelo temporal. “Eu estava voltando da cidade depois de vender o leite, e, de repente, fui surpreendido com a chuva de gelo”, disse Antônio Santana, produtor de leite na cidade. No sítio dele, há aproximadamente, 30 vacas em lactação. “Minha sorte que meu sítio fica num local alto, mas alguns produtores perderam muita coisa”, acrescentou.
Foram contatadas avarias e destelhamentos em mais de 200 casas, comércios e propriedades agropecuárias, além de quedas de árvores com obstrução pontes e vias públicas.
Em virtude da extensão dos danos, a prefeitura decretou situação de emergência. Dessa forma, fica autorizada a mobilização os órgãos municipais e a convocar voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre, além de realizar campanhas, para facilitar as ações de assistência à população afetada.
A população afetada deve entrar em contato com a Defesa Civil, ligando 199 ou no whatsapp (32) 3693-8501 ou ainda no whatsapp da prefeitura através do (32) 3339-2007.