Apesar da grande produção, setor lácteo é responsável por apenas 0,2% das exportações de Minas Gerais
Produtores de leite tem a chance de participar, a partir de hoje, de um seminário on-line com o tema “Oportunidades comerciais internacionais para a indústria láctea de Minas Gerais”. O evento é promovido pelo Governo de Minas, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e o Sindicato das Indústrias de Laticínios de Minas Gerais (Silemg). O objetivo é apresentar o segmento lácteo a novos mercados internacionais.
O seminário vai contar com a participação de representantes do setor de promoção comercial das embaixadas do Brasil, Chile, Egito, México e Peru, além de membros do setor importador desses países, que estão abertos à compra de produtos lácteos do Brasil. De acordo com os organizadores, o workshop vai atender tanto laticínios que tem interesse em exportar, mas ainda não vendem pro mercado externo, assim como empresas que já enviam a produção para o exterior e querem ampliar o alcance dos produtos e chegar a novos mercados.
Minas Gerais é o estado que mais produz leite no Brasil. A produção anual é de mais de 9 bilhões de litros de leite, o que equivale a 27% do total. Apesar disso, mesmo com a qualidade e diversidade de produtos, o setor lácteo responde por apenas 0,2% do valor total exportado pelo agronegócio do estado.
No seminário, produtores vão ter a chance de conhecer novos mercados e vão ter mais informações sobre a exportação. O objetivo é ampliar a participação do setor lácteo no mercado externo. O evento vai ser transmitido pela internet, no canal da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Youtube. Para acessar, clique AQUI.
Seminário Oportunidades Comerciais Internacionais para a Indústria Láctea de Minas Gerais: