O café arábica das cidades será tema de painéis de custo de produção
Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) se reúnem, hoje(07) e amanhã, com produtores de café arábica, em dois municípios mineiros. O objetivo do encontro é levantar detalhes do processo produtivo e atualizar os coeficientes técnicos utilizados para o cálculo do custo de produção do café na região.
Nesta terça-feira(04) a pesquisa acontece em Três Pontas, e amanhã será a vez de Guaxupé. Além da reunião com os produtores, a companhia promoverá visitas técnicas em propriedades modais para levantar informações complementares aos painéis.
Este será o primeiro Painel de Custo de Produção de Café Arábica no município de Três Pontas, hoje considerado o maior produtor do grão no Sul de Minas Gerais. Em Guaxupé a Companhia realizou pela última vez o cálculo dos coeficientes técnicos em 2018, seguido das atualizações periódicas dos custos de produção.
Os cálculos dos custos de produção subsidiam diversos programas e políticas do governo federal em apoio à produção, como o Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) e a Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM). Tais valores são utilizados em estudos e como fonte de informação para decisões administrativas e operacionais de entidades públicas voltadas para a garantia de renda dos produtores e para a segurança alimentar.