A ideia é mobilizar e reconhecer líderes entre os mais de 18 mil cooperados
A Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi) começou o ano com a ideia de promover o envolvimento dos sócios nas tomadas de decisões da empresa. Desta maneira, ela anunciou que, a partir deste ano, entra em vigor a nova estrutura de governança. A proposta é melhorar a organização do quadro social, aproximando a gestão dos cooperados e criando um canal de comunicação estruturado entre eles.
A nova estrutura inclui diretor-geral, Secretaria de Governança, Auditoria Interna e Independente e Comitês de Assessoramento para apoiar os trabalhos do Conselho de Administração (Comitês de Auditoria e Risco, de Estratégia, de Cultura e de Relacionamento com Cooperados). Os nomes para assumirem as respectivas funções serão definidos nos próximos dias.
A nova estrutura de governança contribuirá para uma mudança importante na próxima Assembleia Geral Ordinária (AGO). A Coopeavi vai adotar o modelo de representação por delegados na AGO 2023, o “Cooperado Líder”. Esse modelo permitirá à diretoria se aproximar cada vez mais da realidade do cooperado, com a realização de pré-assembleias regionais e reuniões de grupos com os cooperados.
Além dos resultados financeiros com exportação de café, captação de leite e de outros setores da cooperativa, disponibilizados no Relatório de Atividades, a Coopeavi celebra também a implantação do Comitê de Ética e do Canal de Denúncias. Um dos resultados práticos foi a publicação do Código de Ética, material complementar que tem o objetivo de auxiliar a governança quanto ao direcionamento sobre os comportamentos éticos e morais dos indivíduos e organizações impactados pelas ações da cooperativa.
“Todo esse apoio é muito importante para que a gente possa continuar tocando a Coopeavi, com o propósito de unir famílias que alimentam famílias”, declarou o presidente, Denilson Potratz.