Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,23
Dólar R$ 4,80
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
25º

Coopeavi exporta 1ª carga de conilon com Indicação Geográfica

Foram embarcadas 640 sacas com 80 pontos para a Itália

Sacas de café e pessoas colocando selo
Foi exportadas para a Itália 19,2 toneladas de grãos com 80 pontos. (Foto: Jonnathan Berger/Divulgação)
Washington Bonifácio
14 de junho de 2022
compartilhe

Este mês de junho vai ficar registrado na história da Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi). A empresa embarcou o primeiro contêiner de café conilon com Indicação Geográfica (IG) com a Indicação de Procedência (IP) do Estado do Espírito Santo. Ao todo, foram exportadas 19,2 toneladas de grãos com 80 pontos para a Itália.

A Coopeavi é uma das quatro cooperativas (as outras são Cooabriel, Cafesul e Coopbac) que compõem a Federação dos Cafés do Estado do Espírito Santo (Fecafés), fundada em julho de 2019 com apoio da OCB/ES e Sebrae/ES, para gerir o selo de Indicação Geográfica. A iniciativa tem o objetivo de proteger o conilon especial, confirmando a qualidade e a origem do produto. A medida contempla os cafés produzidos em todo o território capixaba.

Pessoas na frente do conteiner carregado

Equipe do armazém da Coopeavi, em Santa Maria de Jetibá (MG), organiza o embarque das 640 sacas para a Itália. (Foto:Jonnathan Berger)

“Com o selo, conseguimos garantir para o cliente toda uma relação de qualidade e rastreabilidade do produto. Pretendemos, com a IG, avançar cada vez mais numa visão do mercado internacional sobre a qualidade do conilon capixaba, dar visibilidade para o produto e evidenciar a forma profissional como ele é trabalhado no estado”, destaca Giliarde Cardoso gerente executivo de café da Coopeavi.

Na operação de estreia com a IG, a Coopeavi encaminhou 640 sacas de 30 kg cada para um importador italiano.

Sobre a Coopeavi

A Coopeavi é uma cooperativa do segmento Agronegócio, com atuação no Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia. Fundada em 1964, atualmente conta com mais de 18 mil cooperados, a maioria pequenos e médios produtores. Em 2015, incorporou a Pronova, cooperativa com cafeicultores especialistas em qualidade de café, e inaugurou o primeiro Condomínio Avícola para produção de Ovos do Brasil. Já em fevereiro de 2019, incorporou a Veneza, passando a atuar também no ramo de laticínios.

A comercialização dos cafés dos cooperados no mercado internacional é uma das atividades da Coopeavi. Em 2021, a cooperativa alcançou a marca de mais de meio milhão de sacas comercializadas. Deste volume, mais de 27 mil sacas de café foram exportadas para dez países.

 

compartilhe