Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,25
Dólar R$ 4,81
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
25º

Cooperativa de cafeicultores comemora 60 anos em Três Pontas

Por dia, em média, são recebidas 2 milhões de sacas de café; cooperativa têm unidades espalhadas em várias cidades do Sul de Minas

Armazéns da Cocatrel em Três Pontas, no Sul de Minas. (Foto: Reprodução/Cocatrel)
Guto Moreira
24 de agosto de 2021
compartilhe

A Cocatrel (Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas) é considerada atualmente uma das maiores cooperativas do setor no Brasil, reunindo cerca de 6 mil famílias de produtores rurais em aproximadamente 90 municípios.

De acordo com o superintendente da Cocatrel, Manoel Rabelo Piedade, é difícil imaginar como eram realizadas as negociações de café e as aquisições de insumos há 60 anos, antes da chegada das cooperativas. Naquela época diversas casas compradoras de café representavam as exportadoras.

“Esse pessoal fazia compra direta do produtor. Eles mesmos iam até as fazendas, classificavam, provavam o café e pagavam o preço que queriam. O produtor não tinha nenhuma garantia de que era aquilo mesmo que valia o seu café”, diz Manoel.

Fundação

O governo decidiu regularizar a cafeicultura e criar o Instituto Brasileiro do Café (IBC). Na região de Três Pontas, um grupo de produtores foi liderado por Juvenal Corrêa de Figueiredo. Em 14 de agosto de 1960, na sede da Associação Comercial de Três Pontas, vários produtores se reuniram para a assembleia de fundação da Cocatrel, que teve sua primeira ata assinada por Ari de Oliveira Piedade, Juvenal Corrêa de Figueiredo, Osvaldo de Campos Reis, João Piedade de Campos Filho, João Chaves de Figueiredo, Antônio Nogueira de Resende, Antônio Luiz Azevedo Araújo, Raul Nogueira, Sebastião Nogueira, José Garcia Filho, Antônio Gerônimo de Mesquita, Agnelo Vilela, Júlio Ignácio e Antônio Castro Teixeira de Miranda.

Hoje em dia

A Cocatrel conta com uma unidade exclusiva para receber, preparar e comercializar milho, soja, sorgo, trigo e aveia, além de uma indústria de laticínios para receber diariamente o leite produzido pelos cooperados. A cooperativa recebe em média 2 milhões de sacas de café, e possui unidades espalhadas pelos municípios de Santana da Vargem, Coqueiral, Nepomuceno, Carmo da Cachoeira, Santo Antônio do Amparo, Córrego do Ouro, Guapé, Ilicínia, Varginha e Três Corações.

compartilhe