Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,39
Dólar R$ 4,90
Belo Horizonte
28º 15º

Produção de bananas fica comprometida após geada severa

Dos 80 produtores da fruta em Itajubá, no Sul de Minas, apenas um não teve prejuízos

Foto: Bruno Vidal
Guto Moreira
29 de julho de 2021
compartilhe

A produção de bananas em Itajubá, no Sul de Minas, foi muito afetada por causa da geada que atingiu a região. Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Agricultura, quase todos os 80 produtores da fruta contabilizam as perdas. Entre eles, apenas um não sofreu prejuízo, porque ensacou os cachos das bananas. Ensacar a fruta aumenta a produtividade da banana e protege da geada e dos insetos.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) emitiu uma nota informando que o município conta com 309 hectares de área para cultivo. Como há previsão de geada para este final de semana em boa parte do Sul de Minas, a administração municipal informa que segue visitando as propriedades rurais afetadas. Mas tem produtor que perdeu tudo.

O secretário de Agricultura, Bruno Vidal de Almeida, falou à reportagem do Portal Uai Agro que o preço da banana e de outros alimentos pode subir nas próximas semanas.

“Principalmente por conta da enorme perda que tivemos, talvez tenhamos que comprar a fruta de outros lugares, e isso vai encarecer a mercadoria para o consumidor final. Verduras, carne, leite, também vão sofrer um reajuste de preço”, explica Bruno.

Sobre o que fazer com a área afetada, o secretário diz que há duas alternativas.

“A primeira alternativa é o preventivo. Quem trabalha com gado, por exemplo, já ter silagem estocada nessa época mais fria do ano. A outra alternativa seria o corretivo, o planejamento das próximas plantações. No caso da banana, avaliar a situação da planta e escolher o manejo adequado”, finaliza.

compartilhe