Produtores informais podem ser beneficiados pela iniciativa
Na semana passada mostramos, aqui no Portal Uai Agro, detalhes sobre a visita dos representantes do Banco do Nordeste a Governador Valadares, no Leste de Minas. Na reportagem, vimos que para a instituição financeira atuar é preciso que o cliente tenha um projeto com informações sobre em que será empregado o recurso que ele solicita.
Em Minas Gerais, a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) é responsável por desenvolver estes projetos com os associados. Durante as visitas, os gestores do banco estiveram com o Gerente Regional da Emater, Ademar Moreira Pires, falando sobre a reunião dos produtores rurais e a confecção de projetos que possam receber investimentos.
“O crédito é uma excelente ferramenta para promover o desenvolvimento rural e a Emater, historicamente, tem como princípio trabalhar o crédito útil, que de fato promove e é alocado em atividades economicamente viáveis, por meio de projetos tecnicamente bem elaborados. O crédito rural com projeto vem elaborado, produtor rural aplicando as tecnologias recomendadas pelos extensionistas da Emater-MG, tende a ser sucesso”, finaliza o Ademar.
A instituição já mantém um gerente na região para dar prosseguimento às negociações com os empreendedores da cidade. Vários contratos já foram fechados. O banco público pratica juros abaixo do mercado e a análise do crédito começa na propriedade, de frente para o negócio onde o recurso será investido. A estratégia garante a devida aplicação do investimento e o retorno financeiro desejado ao cliente. Para a região é sinônimo de desenvolvimento.
Governador Valadares está na lista de 81 novos municípios que passaram a pertencer à região da Sudene. Com a inclusão, produtores rurais e demais empreendedores têm acesso às linhas de crédito do Banco do Nordeste.
Leia mais:
Saiba como o empreendedor informal pode ter acesso aos recursos do Banco do Nordeste.
Empreendedores informais são beneficiados por financiamentos