Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,34
Dólar R$ 4,85
Belo Horizonte
29º 15º

Gado de Leite e Nestlé buscam neutralizar emissão de carbono

O projeto integra o compromisso global da empresa e prevê redução de até 50%

Gado no pasto
Parceria prevê produção leiteira com redução de carbono (Foto: Pixabay)
Vivia de Lima
15 de julho de 2021
compartilhe

A Embrapa e a Nestlé firmaram uma parceria para pesquisa e desenvolvimento das primeiras fazendas de produção de leite Net Zero e baixo carbono no país. Ao todo 20 propriedades responsáveis pela produção leiteira serão fornecedoras da Nestlé em Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Goiás.

As fazendas irão receber suporte técnico e recomendações para iniciarem a redução de carbono. A expectativa é que pelo menos oito delas sejam Net Zero para emissões nos próximos três anos, enquanto as demais alcançarão a redução nas emissões.

O projeto integra o compromisso global da empresa de neutralizar as emissões de suas operações até 2050, incluindo as cadeias de oferta. A promessa conta com metas intermediárias de redução de 20% até 2025 e de 50% até 2030. Para o chefe chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo Martins, a ideia é contribuir com os produtores para que adotem técnicas sustentáveis. “Este desafio será compartilhado entre os pesquisadores da Embrapa, os técnicos da Nestlé e os produtores participantes.”

Manejo, transporte e solo

A parceria leva em consideração questões como manejo do solo, transporte, manejo e alimentação dos animais e manejo dos dejetos. Desta forma, será possível traçar as características de cada região ou bioma e adaptada aos diferentes sistemas de produção. Será feito o planejamento individualizado e, por meio do acompanhamento mensal, serão feitas sugestões de adequações. “Além do trabalho de analisar os cenários da fazenda, o processo será validado, garantindo que, de fato, foi neutralizado. Outro ponto importante é que, dessa parceria, vai se originar o primeiro grupo de especialistas em pecuária leiteira de baixo carbono do Brasil”, explica Bárbara Sollero, gerente de Desenvolvimento do Fornecedor e Qualidade da Nestlé.

compartilhe