Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,33
Dólar R$ 4,87
Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.
Belo Horizonte
28º 14º

Epamig faz balanço sobre avanços do agro mineiro em 2021

Para a empresa, apesar das dificuldades impostas pela pandemia, o agronegócio no estado conquistou avanços em vários setores

Epamig destaca avanços em vários setores ligados ao agro. (Foto: Seapa)
Ricardo Miranda
31 de dezembro de 2021
compartilhe

A Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) fez um balanço das ações da entidade, bem como sobre a situação do agro no estado ao longo de 2021. De acordo com a entidade, apesar das restrições e dificuldades impostas pela pandemia de covid-19, o ano termina com resultados bastante positivos.

Epamig atuou no desenvolvimento de tecnologias voltadas para os agricultores. (Foto: Seapa)

Segundo a Epamig, a empresa auxiliou na geração de mais de 50 tecnologias agropecuárias para as famílias do campo. O diretor de Operações Técnicas da empresa, Trazilbo de Paulo, são tecnologias voltadas para as necessidades reais das propriedades rurais de Minas Gerais.

Avanços em vários setores

No balanço sobre as ações de 2021 a Epamig destacou avanços em vários setores, como o ensino superior. Neste ano o Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE) publicou o credenciamento dos dois institutos técnicos da Empresa de Pesquisa Agropecuária. Com isso, o Instituto de Laticínios Cândido Tostes, em Juiz de Fora, na Zona da Mata, e o Instituto Técnico de Agropecuária e Cooperativismo (ITAC), em Pitangui, na região Centro-Oeste, podem passar a oferecer cursos superiores e de pós-graduação já a partir do ano que vem.

Na cefeicultura a Epamig destacou a ampliação do projeto em parceria com a Empraba Café para avaliar o desempenho de novas cultivares de café no cerrado mineiro. Agora a iniciativa já abrange 43 propriedades rurais, de 41 municípios mineiros. “O objetivo é monitorar o comportamento de 16 cultivares de café, nas condições de cultivo e manejo tradicionais das áreas, para recomendar opções mais adequadas com base em aspectos como produtividade, precocidade, maturação uniforme e qualidade”, afirma a Epamig.

Projeto de energia agrovoltaica em parceria com a Cemig. (Foto: Seapa)

Na produção de energia agrovoltaica a Epamig apostou na otimização do uso do solo, integrando a sombra feita pelas placas de geração de energia à produção de alimentos. A implantação dos projetos pilotos, em parceria com a Cemig, está prevista para 2022, em seis campos experimentais da Epamig.

Por fim, a Epamig ressaltou o crescimento do uso da silagem de trigo para alimentação de bovinos no Brasil. A empresa deu início, em 2021, a um projeto para impulsionar ainda mais essa alternativa de alimentação animal.

compartilhe