Houve crescimento nas vendas em quase todos os 28 grupos de produtos exportados pelo agronegócio mineiro em 2021
As exportações do agronegócio em Minas bateram recorde em 2021. De acordo com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Seapa, as vendas de produtos do agro mineiro para o exterior atingiram US$ 10,5 bilhões em 2021, o melhor resultado para a série histórica, que começou em 1997. Dos 28 grupos que fazem parte da pauta exportadora do agro no estado, em 93% houve crescimento nas exportações.
Na comparação com 2020, no ano passado o valor das exportações do agro cresceu 20,23%, apesar da queda no volume embarcado. Os dados da Seapa mostram que o volume enviado para o exterior totalizou 12,5 milhões de toneladas. A ampliação da receita, mesmo com a queda no volume, é explicada pela alta da cotação dos produtos exportados. A tonelada foi negociada por cerca de US$ 841,18.
O agronegócio mineiro foi responsável por 27,5% do total de exportações de Minas em 2021. “Neste momento de retomada das atividades em nosso estado, é um sinal de que o setor produtivo é capaz de contribuir muito para o nosso desenvolvimento”, afirmou Ana Valentini, secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Os produtos exportados pelo agronegócio mineiro chegaram a 176 países. O principal parceiro comercial do estado continua sendo a China, responsável por US$ 2,76 bilhões das exportações. Em seguida aparecem Estados Unidos (US$1,2 bilhão), Alemanha (US$ 927 milhões), Itália (US$ 507 milhões) e Japão (US$ 473 milhões). Este grupo responde por 55,1% das vendas externas do setor.
Segundo a secretaria, o crescimento da demanda mundial de alimentos e o acesso a novos mercados estão entre os fatores que explicam o bom desempenho das exportações do setor. “Minas Gerais tem acompanhado esse movimento. Desde o início desta gestão, estamos trabalhando em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede) na realização de eventos para diversificação e a divulgação dos produtos exportados. Ainda que a exportação de certos segmentos seja pequena, como é o caso de lácteos, o seu crescimento já mostra uma tendência e novas possibilidades”, finaliza Ana Valentini.