Zema destacou que os órgãos do sistema estadual de Agricultura têm auxiliado os produtores
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, acompanhado da secretária de Agricultura, Ana Valentini, se reuniu em Guaxupé, no Sul de Minas, com representantes de associações e produtores de café da região que sofreram com as geadas.
Zema destacou que a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) têm auxiliado os produtores. Foi criada uma força-tarefa de apoio aos produtores, envolvendo os órgãos do sistema estadual de Agricultura.
A Emater elaborou, de forma gratuita, laudos técnicos com os prejuízos causados pela condição climática para os pequenos produtores. A ação possibilitou aos produtores afetados acesso ao crédito rural, seguro agrícola, renegociação de dívidas e aos recursos das linhas de financiamento ao amparo do Funcafé. O Ministério da Agricultura liberou R$ 1,3 bilhão do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) especificamente para os cafeicultores atingidos pela geada.
Segundo a Emater-MG, 8.610 cafeicultores de 154 municípios da região foram atingidos, numa área estimada em pouco mais de 123 mil hectares de lavouras. Mais de 70% das áreas de cafeicultura atingidas no estado pelas geadas em julho estão localizadas na região do Sul de Minas, principal região produtora de café do estado.
Veja também: Ministra da Agricultura visita Alfenas.
Após geada: Ministra da Agricultura visita Alfenas e confere estragos