O circuito busca organizar e desenvolver a atividade turística de forma sustentável
O município de Guaxupé, no Sul de Minas, recebeu essa semana o certificado de “Circuito Montanhas Cafeeiras de Minas”, programa criado pelo governo estadual, por meio da Política de Turismo. Com o selo, há a expectativa de incrementar a economia local com o aumento de visitantes, atraídos pelo cultivo do café, pelas tradições regionais e natureza.
O prefeito Dr. Heber Hamilton Quintella disse que é preciso enxergar o potencial turístico que a cidade proporciona. “A certificação vem para dar ainda mais crédito a este trabalho que vem sendo realizado no turismo local”, comenta o prefeito.
“Mantendo a tradição de anos de ser a cidade do turismo, Guaxupé se consolida como destino inteligente, indutor do circuito turístico Montanhas Cafeeiras de Minas”, fala a presidente do circuito, Graciela Silva.
Pioneiro no turismo brasileiro, o circuito, que reúne 12 municípios da região Sul, busca organizar e desenvolver a atividade turística de forma sustentável, consolidando uma identidade regional. Para obter um certificado, o circuito deve cumprir três exigências: estar constituído há pelo menos um ano, ser formado por cinco ou mais cidades de uma mesma região com afinidades culturas, sociais e econômicas e ainda ser entidade sem fins lucrativos, com finalidade exclusiva de promoção e desenvolvimento sustentável do turismo, fortalecendo da Rede Nacional de Regionalização Turística.