Objetivo do projeto é atender ao princípio da sustentabilidade
O Conselho Nacional do Café (CNC) lançou de forma oficial no município de Guaxupé, no Sul de Minas, o Programa ‘Café Produtor de Água’. O evento, realizado na sede da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), contou com a presença de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG) e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).
O programa terá um fundo próprio que irá proporcionar o Pagamento por Serviço Ambiental (PSA), gerido pelo CNC. As entidades envolvidas estão em busca de parcerias com instituições públicas e privadas.
“Essas parcerias irão dar suporte na implantação do projeto e gratificação dos produtores que aderirem ao programa, considerando a participação dos governos estaduais, municipais, estatais, empresas privadas e, claro, nossas cooperativas”, comenta Silas Brasileiro, presidente do CNC.
Carlos Augusto Rodrigues de Melo, presidente da Cooxupé, explica que as cooperativas e associações devem colaborar no processo de disseminação do projeto.
“Precisamos alavancar, divulgar e conscientizar nossos cooperados quanto a importância do programa. Devemos levar isso para o mundo, criar, inclusive, uma cultura de premiação para os produtores que adotarem o projeto”, disse.
O recurso vai bancar a implantação do projeto de recuperação de bacias, mananciais, estruturação de estradas que provoquem assoreamento de rios e córregos, recomposição de matas ciliares devastadas, além da recuperação de açudes, etc.
Inicialmente será implantado nas lavouras de produtores associados da cooperativa. O objetivo é atender ao princípio da sustentabilidade. O tema share responsability (responsabilidade compartilhada) é uma prática que proporciona a criação de cadeias de abastecimento globais, baseadas em uma abordagem de responsabilidade compartilhada para que os custos e benefícios da certificação sejam distribuídos de maneira mais uniforme entre os agricultores e compradores.