As autoridades trabalham para livrar pessoas da linha de fogo; o incêndio está incontrolável, segundo bombeiros
A região de Gironde, no sudoeste da França, amanheceu nesta quarta-feira(10), em alerta. Milhares de pessoas tiveram que sair de casa por causa de um grande incêndio florestal que atingiu a região. Doze residências já foram queimadas. Mais de mil bombeiros apoiados por aviões de bombardeio d’água lutam contra o fogo, que já devastou mais de seis mil hectares e ainda queima fora de controle.
A França, como o resto da Europa, está enfrentando sucessivas ondas de calor e a pior seca já registrada, segundo a Agência Reuters. Dezenas de incêndios florestais têm sido registrados em todo o país, incluindo ao menos outras quatro grandes ocorrências.
“Todo mundo na vila subiu em seus telhados para ver o que estava acontecendo – em dez minutos, uma pequena nuvem de fumaça se tornou enorme”, disse um homem de 30 anos à Reuters, por telefone.
Diferentemente do Brasil que tem o território dividido por Estado, a República Francesa é dividida administrativamente por Departamentos. São 101 ao todo. A autoridade local do Departamento de Gironde, situado no sudoeste do país, na região Nova Aquitânia, descreveu o incêndio como “desenfreado”. Os bombeiros informaram que mais evacuações são prováveis.
O Gironde foi atingido por grandes incêndios florestais em julho, que destruíram mais de 20 mil hectares de floresta e forçaram temporariamente quase 40 mil pessoas a deixarem as casas.
As autoridades acreditam que o último incêndio foi resultado dos incêndios anteriores ainda latentes por causa do solo turfoso, que é um material de origem vegetal, parcialmente decomposto, encontrado em camadas no terreno.
Os incêndios também ocorreram nos Departamentos do Sul de Lozere e Aveyron. No Departamento de Maine et Loire, no Oeste da França, mais de 1.200 hectares foram queimados por outro incêndio.
Com informações da Agência Reuters