Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 6,33
Dólar R$ 5,61
Chuvoso durante o dia e à noite.
Belo Horizonte
23º 18º

Inmet divulga previsão do tempo até abril de 2022

Essa é a primeira vez que o Instituto Nacional de Meteorologia apresenta a previsão climática para os próximos seis meses

É a primeira vez que o Inmet divulga a previsão do tempo para seis meses. (Foto: ProconPB)
Ricardo Miranda
20 de novembro de 2021
compartilhe

Previsão ajuda no planejamento dos agricultores. (Foto: PB Gov)

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) apresentou, pela primeira vez na história, a previsão climática para os próximos seis meses. Os dados são baseados na observação e no comportamento da atmosfera para ajudar na tomada de decisão do produtor rural, além de auxiliar no planejamento de geração hídrica.

O período analisado pelo Instituto começa no final de novembro de 2021 e vai até abril de 2022. A divulgação dados faz parte das comemorações pelos 112 anos do Inmet. “A previsão de seis meses dará ao produtor rural a possibilidade de se planejar, em termos de meteorologia, para todo um ciclo de safra. Isso pode garantir maior produtividade desde que se faça uma gestão climática da produção rural”, afirma o diretor do Inmet, Miguel Ivan Lacerda.

E como ficam as chuvas?

De acordo com o Inmet, novembro tem apresentado grande volume de chuva no Centro-Norte do Brasil. O modelo de previsão indica que esse padrão deve se manter até o fim do mês. Na região Sul, as chuvas devem ficar abaixo da média.

Para dezembro, chuvas abaixo da média (entre 10mm e 50mm) no Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina, norte de Minas Gerais, Acre, sudoeste do Amazonas e em áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Nas demais regiões, chuvas próximas ou ligeiramente acima da média.

Previsão apresenta dados dos próximos seis meses. (Foto: José Fernando Ogura/AEN)

Em janeiro de 2022 a previsão aponta chuvas abaixo da média em Goiás, Minas Gerais, Distrito Federal, Espírito Santo e em áreas do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Piauí e Bahia. Na região sul, chuvas ligeiramente acima da média, assim como em São Paulo.

Segundo o Inmet, fevereiro deve apresentar chuvas irregulares em praticamente toda a região Central e Sul do país. No início do outubro, nos meses de março e abril, algumas regiões do Sul de Minas e Norte de São Paulo apresentam tendência de precipitação acima da média histórica.

A previsão divulgada pelo Inmet também aponta que as temperaturas devem ficar até 1ºC acima da média entre os meses de dezembro de 2021 e fevereiro de 2022. Entre março e abril do ano que vem as temperaturas devem ficar dentro do histórico, sem indícios de formação de geadas nesta época.

compartilhe