Ele perdeu o movimento do braço esquerdo e hoje vê na classificação de cafés a chance de voltar ao mercado de trabalho
Luiz Fernando Machado é um jovem de 28 anos que perdeu o movimento do braço esquerdo, aos 19 anos, em um acidente do moto. A sequela gerou inseguranças e falta de perspectivas para o futuro. O cenário começou a mudar, há sete meses, quando Luiz Fernando conheceu os treinamentos oferecidos pelo Sistema FAEMG, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Espera Feliz na Região das Matas de Minas.
“Passei oito anos sem expectativas para uma atuação profissional. Buscando o que a cidade oferecia com acessibilidade, encontrei o curso de Classificação e Degustação de Café, do Senar Minas”, revelou o jovem.
O rapaz concluiu o curso e passou a se interessar cada vez mais pela cultura do café e pelo meio rural. Durante a capacitação, Luiz Fernando conheceu a secretária de Agricultura do município, Mariana Correia, que, ao conhecer a história e ver o empenho dele ofereceu um estágio na secretaria.
Luiz Fernando atua agora no laboratório de prova de cafés, já fez outros treinamentos do Sistema FAEMG ligados à cafeicultura, como torra e comercialização, e comemora a oportunidade conquistada.
“Minha vontade supera qualquer desafio. Sempre dou o meu melhor e espero continuar mostrando do que sou capaz. O Senar foi a primeira porta que me possibilitou abrir várias outras. É o pilar principal dessa mudança com um trabalho fantástico, sério e positivo. Os instrutores são excelentes profissionais que hoje eu tenho como amigos”, disse.
O jovem também estagia no Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, e este mês inicia o Curso Técnico em Agronegócio e faz planos para o futuro. “Quero ter um impacto positivo na sociedade, principalmente no meio rural. Pretendo absorver o máximo de conhecimento e retribuir o aprendizado à população”.
Para Leonardo Chaves, mobilizador do Sindicato dos Produtores Rurais de Espera Feliz, Luiz Fernando é um exemplo de garra e força de vontade. “Um excelente aluno, muito interessado, que teve a vida transformada pelo nosso trabalho, através dos cursos do SENAR MINAS”.