Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,23
Dólar R$ 4,79
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
25º 12º

Lavouras de citros são afetadas pela chuva de granizo em Campanha

Município é um dos maiores produtores de citros de Minas Gerais

(Foto: Redes sociais)
Guto Moreira
6 de outubro de 2022
compartilhe

Pelo menos três cidades do Sul de Minas foram afetadas com as chuvas de granizo que caíram nesta semana na região. Uma delas foi Campanha, onde lavouras de ponkan e de laranja ficaram danificadas.

As lavouras foram tomadas pelo gelo. Os produtores ainda estão contabilizando os prejuízos, mas o que se sabe até o momento é que a safra 2023 será prejudicada. Campanha é um dos maiores produtores de citros de Minas Gerais, com cerca de 3,5 mil hectares plantados de ponkan e mais de 2 mil hectares de laranja.

Orientações Emater

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) recomenda aos produtores rurais de Minas Gerais que tiveram propriedades atingidas por fortes chuvas de granizo nos últimos dias que busquem orientação profissional especializada.

“As plantas deverão apresentar lesões causadas pelas pedras e que são porta de entrada para doenças fúngicas e bacterianas. Recomendamos que procurem a assistência técnica da Emater para orientação da melhor forma de minimizar o problema. Não se precipitem em fazer podas, às vezes desnecessárias, ou usar produtos ‘milagrosos’. Não façam nada sem um acompanhamento técnico”, alerta o coordenador técnico de Culturas da Emater-MG, Sérgio Brás Regina.

Um levantamento preliminar indica que, somente no Sul de Minas, foram mais de 20 municípios prejudicados, com destaque para São Gonçalo do Sapucaí, Três Corações, Cambuquira, Campanha, Turvolândia e Careaçu.

O diretor-presidente da instituição, Otávio Maia, explica que há uma força-tarefa fazendo todo o mapeamento da extensão do efeito dessa chuva de granizo.

“Assim como ocorreu nos momentos de geada e enchentes, vamos elaborar laudos gratuitos para os agricultores familiares atendidos pela Emater”, finaliza.

Seguro e crédito rural

Produtores que têm contrato de crédito rural junto às instituições financeiras, renovadas a partir de 1º de julho deste ano (safra 2022/2023), podem fazer o registro dos estragos para incluir no laudo técnico. Já os produtores que contratam diretamente um seguro rural devem procurar imediatamente a seguradora.

Abaixo, fala do presidente da Emater-MG, Otávio Maia:

Veja também: Granizo no Sul de Minas.

Chuva de granizo destrói lavouras em São Gonçalo do Sapucaí

compartilhe