A estratégia é promover a negociação direta entre o produtor rural e o comprador do exterior
Produtores rurais de Manhuaçu e região se encontraram na Comunidade dos Diniz, no distrito de Dom Corrêa, para falar sobre os projetos em andamento e o cooperativismo que têm se destacado na região. O evento foi realizado pela COORPOL (Cooperativa Regional Indústria e Comércio de Produtos Agrícolas do Povo que Luta) e ACEAS (Associação Comunitária de Estudos e Ação Social). Várias autoridades do município participaram do encontro.
O evento foi para apresentar o balanço das atividades desempenhadas a partir da organização das comunidades rurais, por meio do trabalho da COORPOL e da ACEAS. O objetivo das instituições é fortalecer a geração de renda das diversas famílias no município com a produção e comercialização de alimento sem agrotóxicos. Além disso, promover a organização administrativa que possibilita a venda destes hortifrútis para o governo.
A COORPOL pensa em comercializar o café da região para outros países, via fair trade – negociação direta entre comprador e produtor- o que possibilita a valorização do preço por saca, e, consequentemente, maior retorno financeiro para os produtores. Este também foi um tema discutido no evento. No encerramento, houve o sorteio de diversos prêmios e os convidados puderam provar das quitandas produzidas na região.