Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,23
Dólar R$ 4,79
Belo Horizonte
26º 12º

Minas: Defesa Sanitária Animal coopera para sanidade de rebanhos

Foram realizadas 51.722 ações fiscalizatórias presenciais e remotas

(Foto: Reprodução/TV Alterosa)
Guto Moreira
11 de fevereiro de 2022
compartilhe

O balanço de ações e resultados de 2021 da Defesa Sanitária Animal foi divulgado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Segundo o IMA foram realizadas 51.722 ações fiscalizatórias presenciais e remotas pelo Sistema de Defesa Agropecuária (Sidagro), dos programas sanitários relacionados a eventos pecuários; controle e erradicação da Brucelose e Tuberculose; controle da Raiva dos Herbívoros; Encefalopatia Espongiforme Bovina (Vaca Louca); Febre aftosa; sanidade avícola; sanidade dos animais aquáticos; sanidade das abelhas; sanidade dos caprinos e ovinos; sanidade equídea; sanidade suídea; e fiscalização dos produtos de uso veterinário.

“O planejamento de 2021 foi executado, mesmo com as limitações impostas pela pandemia. Isso mostra a dedicação e compromisso dos servidores lotados nos Escritórios Seccionais, que realizam as fiscalizações, assim como das Coordenadorias Regionais e da Gerência de Defesa Animal à frente do acompanhamento, supervisão e gestão das execuções”, comenta o gerente de Defesa Sanitária Animal, o médico veterinário Guilherme Costa Negro Dias.

Índices vacinais

O ano passado também ficou marcado pelos resultados positivos contra a febre aftosa (97.5% média das etapas) e Brucelose (78.5%). Outra ação importante executada foi o atendimento a ocorrência do caso atípico da Encefalopatia Espongiforme Bovina atípica, mais conhecida como doença da vaca louca.

compartilhe