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Minas Gerais bate recorde no Valor Bruto da Produção agropecuária

O VBP é uma estimativa da geração da renda no meio rural, levando em conta os números da agricultura e da pecuária

Ricardo Miranda
1 de fevereiro de 2023
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Em 2022 Minas Gerais bateu recorde no VBP, Valor Bruto da Produção agropecuária, com crescimento de 8,6% em relação ao ano anterior. A soma do faturamento produzido pela agricultura e pela pecuária no estado atingiu R$ 132,2 bilhões e colocou o estado em 4º lugar no ranking do VBP nacional.

Minas Gerais foi responsável por 11,4% do VBP nacional no ano passado. De acordo com a Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Seapa), o resultado é consequência, principalmente, do desempenho das lavouras de café e de soja. O cálculo é feito pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, levando em conta os dados do IBGE e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), além do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/USP).

As lavouras representaram 66% do VBP de Minas Gerais. Em 2022 a agricultura alcançou R$ 87,5 bilhões em faturamento, crescimento de 13,3% na comparação com o ano anterior. “Principal produto na composição do indicador estadual, o VBP do café somou R$ 29 bilhões em 2022, com crescimento de 22% em relação ao ano anterior. Esse resultado positivo se deve aos altos preços praticados no mercado interno ao longo do ano. Segundo o Cepea, no período de janeiro a dezembro de 2022, houve crescimento de 31% na média de preços da saca de café, comparado ao mesmo período do ano anterior. No mês de fevereiro de 2022, foi registrado a média mensal mais alta do período, chegando a R$ 1.485 a saca de 60 kg”, detalha o Superintendente de Inovação e Economia Agropecuária da Seapa, Feliciano Nogueira o superintendente da Seapa.

O VBP da pecuária em Minas Gerais teve crescimento de 0,4% em 2022, totalizando R$ 44,8 bilhões. O leite foi responsável por 38% do faturamento do setor, chegando a R$ 17,1 bilhões. De acordo com a Seapa, o resultado foi obtido em razão do elevado preço praticado no mercado diante da menor oferta do produto.

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