Novidade quer melhorar a produtividade e aumentar a renda dos produtores rurais que trabalham com a produção de leite
Centenas de propriedades rurais, de todas as regiões do estado, começaram a ser selecionadas para participar da primeira fase de um programa novo lançado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Geris (Emater-MG). O Minas Pecuária prevê um modelo diferenciado de assistência aos produtores de leite, possibilitando melhorias na gestão da propriedade.
A primeira etapa do programa prevê uma visita técnica, onde será feito um diagnóstico pra conhecer a realidade de cada propriedade. Em seguida, técnicos da Emater-MG vão criar, em parceria com o produtor rural, um plano com metas e ações a serem desenvolvidas ao longo do ano. Com a assistência especializada, o programa pretende melhorar a produtividade e a eficiência, contribuindo pro aumento da renda dos criadores de gado.
Minas Pecuária vai ajudar no aumento da produtividade e melhora da renda de produtores de leite. (foto: Victoria Duarte / Unplash)
As propriedades assistidas pelo programa vão ter atendimento mensal contínuo para alcançar os resultados planejados, com foco na adoção de Boas Práticas Agropecuárias (BPA) de produção. Com a capacitação técnica e mudanças na administração da atividade, o objetivo é tornar a criação de gado mais rentável.
De acordo com a Emater-MG, para a primeira fase do programa serão escolhidos produtores rurais com disposição para aderir às mudanças propostas pelos técnicos, e que tenham interesse em participar da capacitação. A adesão ao Minas Pecuária é voluntária e gratuita. Os bovinocultores podem procurar as equipes Emater-MG para demonstrar interesse em participar do projeto.