Em 2021 as exportações do agronegócio alcançaram valores recordes, com crescimento de quase 20% na comparação com o ano anterior
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou o resultado final das exportações do agronegócio em 2021. Segundo dados da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais, em dezembro do ano passado o país vendeu para o exterior US$ 9,88 bilhões, o que representa 36,5% a mais do que o registrado no último mês de 2020.
Em 2021 o total exportado pelo agronegócio no Brasil foi de US$ 120,59 bilhões, um crescimento de 19,7% em relação a 2020. De acordo com o Mapa, o bom desempenho se deve ao forte aumento dos preços dos produtos exportados e também à expansão do volume enviado par ao exterior.
Os produtos do agronegócio representaram 43% das exportações brasileiras em 2021. De acordo com o Mapa, apenas em janeiro e em fevereiro os valores não bateram recordes, devido à forte queda da quantidade de soja exportada por conta do baixo estoque.
De março em diante, com a normalização do estoque e do plantio, a soja foi grande destaque entre os produtos exportados pelo agro. O balanço divulgado pelo Mapa mostra ainda que o preço dos produtos exportados subiu 21,2% em 2021. Por outro lado, o volume embarcado caiu 1,2%, mas ainda assim o balanço final foi considerado bastante positivo pelo Ministério.