Há diferentes lojas distribuídas por Minas Gerais e pelo Brasil
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), inaugurou, nesta sexta-feira (13), uma loja para a voltada para a venda de produtos orgânicos da reforma agrária popular. A loja fica na Avenida Francisco Bernardino 30, no Centro de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira e vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Em todo o Brasil, são cerca de 30 lojas deste tipo. O espaço conta com produtos in natura, beneficiados de forma artesanal e produzidos de forma agroecológica, além de produtos de parceiros.
A loja faz parte da rede Armazém do Campo, já conhecida por comercializar os produtos cultivados nos acampamentos e assentamentos do MST em Minas Gerais, com parceiros e cooperativas espalhadas pelo país. Segundo a organização, os alimentos disponíveis para a venda, são produzidos de forma agroecológica, sem o uso de veneno ou em processo de transição, em territórios que buscam a cada dia serem livres de toda e qualquer tipo de violência”.
De acordo com a coordenadora regional do setor de produção na Zona da Mata, Priscila Araújo, a loja representa a concretização de todo um processo de organização das famílias Sem Terra em torno da produção, desde o acampamento passando pelas organização das cooperativas e agroindústrias. “O Armazém é esse espaço de construção coletiva do campo popular, de relação com os assentados, mas também com os parceiros da agricultura familiar e artesãos regionais. É também um espaço de disputa das ideias a partir da arte e da cultura”.
Atualmente, o MST de Minas Gerais conta com uma rede Armazém do Campo, com lojas físicas espalhadas por várias regiões do estado. Juiz de Fora, Teófilo Otoni, Uberlândia, Almenara, Montes Claros e Belo Horizonte são as cidades onde o armazém possui lojas físicas, com perspectiva de abrir novas em outras regiões no próximo período, como é o caso de Governador Valadares no leste de Minas. Há também outras lojas pelo Brasil.7