Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 6,43
Dólar R$ 5,67
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
Belo Horizonte
30º 17º

Oficina vai oferecer capacitação sobre uso de tecnologias para o campo

Acordo de cooperação técnica entre Emater e Embrapa vai oferecer 40 vagas em oficinas sobre ferramentas para facilitar o trabalho dos agricultores

Trabalho começa no mês que vem. (Foto: Emater-MG)
Ricardo Miranda
17 de novembro de 2021
compartilhe

A Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais) e a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) firmaram um acordo de cooperação técnica para potencializar a extensão rural e desenvolver a agricultura de Minas Gerais a partir do uso de soluções tecnológicas. Os trabalhos começam no mês que vem com a realização de uma oficina para extensionistas da Emater.

Tecnologia vai potencializar trabalho no campo. (Foto: Wilson Rodrigues/Governo do Tocantins)

Vão ser oferecidas 40 vagas para profissionais da Emater. A ideia é que, após a capacitação, os extensionistas possam disseminar o conhecimento para outras equipes da empresa e também para o setor produtivo. “Nossa intenção é levar essas novas soluções tecnológicas até o setor produtivo e a extensão rural é o canal, o caminho ideal para fazer essa aproximação da pesquisa e o campo”, afirma o pesquisador da Embrapa Territorial, Juan Souza.

A proposta é levar conhecimento para modernizar a agricultura e atualizar os profissionais sobre a chamada Agricultura 4.0. “Hoje não dá para ser o mesmo profissional de 10 anos atrás, e a pandemia acelerou muito esse processo de digitalização das pessoas. Agora está totalmente diferente. Quem não se atualizar não conseguirá acompanhar os novos rumos do agronegócio brasileiro”, destaca Péricles Marques, coordenador estadual de Tecnologia e Inovação da Emater-MG

Ferramentas tecnológicas

O acordo é válido até 2024 e prevê a realização de outros cursos de capacitação. Os 40 primeiros selecionados para a formação vão participar de uma oficina em que irão aprender sobre as ferramentas Geo Web Inclusão Produtiva e o SITE-M-Log (Sistema de Inteligência Territorial Estratégica da Macrologística Brasileira). As ferramentas digitais facilitam o trabalho dos extensionistas.

Agricultura 4.0 prevê o uso da tecnologia no campo. (Foto: Mapa)

O GeoWeb Inclusão Produtiva em seu município disponibiliza, de forma on-line, informações sobre a execução dos programas sociais da Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva Rural, do Ministério da Cidadania. Com isso, é possível planejar e executar ações. “Você pode selecionar um território e ver que políticas públicas foram implementadas naquela região. O cruzamento de dados permite identificar quais são as necessidades locais, onde há lacunas e se as políticas, efetivamente, estão chegando aos potenciais beneficiários”, explica Juan Souza, pesquisador da Embrapa Territorial.

O SITE-M-Log (Sistema de Inteligência Territorial Estratégica da Macrologística Brasileira) conta com dados sobre a infraestrutura logística das 10 principais cadeiras do agronegócio brasileiro. “A ferramenta é muito útil no planejamento logístico da produção. Nela, você encontra rotas e modais de escoamento da produção, informações sobre portos agroexportadores e seus respectivos destinos, silos/armazéns, cooperativas, processadoras, misturadoras de fertilizantes e estudos logísticos customizados”, destaca o pesquisador da Embrapa.

compartilhe