Simpósio vai discutir técnicas e experiências no manejo de palma e vai contar com três painéis temáticos em formato digital
Nos dias 20, 21 e 22 de setembro acontece o 1º Simpósio Mineiro sobre a Cultura da Palma Forrageira (Simpalma), um evento técnico científico que faz parte do 2º Palmatech. O foco é o fomento ao cultivo da palma forrageira. A programação também inclui um hackathon, com foco nas inovações para a mecanização da atividade. O evento acontece em formato digital, sempre às 19h.
“Contaremos com palestrantes de reconhecida atuação na cultura da palma. Com participação desses pesquisadores e técnicos, poderemos acompanhar relatos de experiências práticas no manejo da cultura em diferentes regiões do semiárido brasileiro”, destaca a pesquisadora da Epamig e integrante da Comissão Organizadora do Palmatech, Polyanna Oliveira.
Durante os três dias do Simpalma vai haver apresentação de trabalhos científicos sobre a cultura da palma forrageira ou de outras forrageiras adaptadas ao semiárido.
A abertura do evento será no dia 20, com o primeiro painel temático. O tema será “Manejo e utilização da palma para produção de leite no semiárido”. No dia 21, o segundo painel terá o tema “Adaptação da palma forrageira em diferentes regiões”, com as palestras “Zoneamento Agrícola de Risco Climático e manejo para a palma forrageira com base em informações agrometeorológicas” e “Comportamento de genótipos de palma forrageira no Norte de Minas Gerais”. No terceiro dia, o painel será sobre “Como reduzir o uso da mão de obra no cultivo da palma forrageira”, com palestras sobre “Pastejo Rotacionado” e “Colheita Mecanizada da Palma forrageira”.
O simpósio é promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). As inscrições para o evento podem ser feitas aqui.