Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,23
Dólar R$ 4,79
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
26º 10º

Parque Nacional do Caparaó ganha cadeira de roda Julietti

Pessoas com deficiência agora podem conhecer as trilhas e cachoeiras do Parque Nacional do Caparaó

Guilherme e a cadeira de roda
São necessárias duas pessoas para carregar a cadeira. (Foto: Projeto Montanha Para Todos)
Washington Bonifácio
29 de novembro de 2021
compartilhe

Alto Caparaó é uma cidade mineira que ficou mundialmente conhecida por abrigar o famoso Pico da Bandeira. A terceira maior montanha do Brasil fica no município, na divisa entre Minas Gerais e o Espírito Santo, na Região das Matas de Minas.

A cidade procurada por quem gosta de se aventurar e conhecer paisagens exuberantes. Na área central de Alto Caparaó os turistas têm opções de restaurantes, chocolataria e pousadas.

Acessibilidade no Caparaó

Uma novidade promete atrair um público que antes não explorava o local por falta de acesso. Pessoas com necessidades especiais agora já podem conhecer algumas trilhas e cachoeiras com a chegada da Julieti, uma simpática cadeira com uma roda só.

Cadeira Julietti e deficiente sendo transportado

Juliana, Guilherme e Ben nas montanhas. (Foto: Divulgação)

A criação inusitada tem, por trás, uma história de superação.  A Juliana e o Guilherme(foto) sempre foram apaixonados por trilhas, montanhas e viagens. Juntos, já caminharam por mais de 30 lugares diferentes, até que ela teve um câncer de mama. Com apoio da família e determinação, o casal venceu a batalha.

Depois do susto, os dois decidiram dar uma pausa na vida de aventuras e partiram em busca de uma nova realização: um filho. Juliana então engravidou, mas no meio do novo percurso de vida, um novo problema de saúde apareceu. O diagnóstico: Degeneração Cerebelar Paraneoplásica, uma síndrome neorológica extremamente rara, no caso da Juliana, por conta do reaparecimento do câncer. Mesmo com toda sua luta, Juliana conseguiu concluir a gravidez com segurança até o 7º mês e o pequeno Benjamin nasceu.

O amor do casal pelas montanhas continuava, mas a Juliana já não conseguia mais chegar a elas. Para resolver o problema, Guilherme fez uma promessa à esposa:

“Onde você quiser ir, eu vou te levar!”

A partir daí iniciou-se uma mobilização entre marido, esposa e amigos. Depois de algumas tentativas, Guilherme levou Juliana para as montanhas com uma nova companheira, a “Julietti”, a cadeira adaptada desenhada especialmente para a Juliana.

O projeto deu tão certo que Ministério do Meio Ambiente apoiou a iniciativa e já distribuiu 30 exemplares para 20 Parques Nacionais espalhados pelo país.

Parque Nacional do Caparaó

Em Alto Caparaó, na Região das Matas de Minas, o responsável pela Julieiti é o Sairo Guedes. Ele vai cuidar e gerir o uso do equipamento que vai encurtar distância e abrir caminhos para quem não consegue visitar o local sozinho.

“É uma satisfação enorme em poder ajudar as pessoas que têm dificuldade em se locomover para curtir as belezas do Parque”, disse o guia turístico ao Uai Agro.

A Juliana e o Guilherme idealizadores da cadeira Julietti tem um projeto de acessibilidade que se chama Montanha Para Todos. Conheça-o clicando aqui. 

 

compartilhe