O objetivo do artigo foi estudar as contribuições das florestas úmidas e das sub-úmidas
A conceituada revista norte-americana Reviews of Geophysics teve uma publicação brasileira nesta edição. Trata-se do artigo “Para além do carbono: Contribuições de florestas tropicais úmidas e semi-úmidas da América do Sul no fornecimento de serviços ecossistêmicos”, da pesquisadora da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Madelaine Venzon, em parceria com outros catorze cientistas.
O objetivo do artigo foi estudar as contribuições das florestas úmidas, principalmente a Amazônia e a Mata Atlântica, e das sub-úmidas, que são as savanas e o Cerrado, para além do sequestro de carbono, tema que tem sido bastante repetido. Além disso, buscaram compreender as ligações entre os serviços ecossistêmicos e três atributos principais da biodiversidade: estrutura, composição e função das florestas.
Serviços ecossistêmicos são os benefícios gerados para a sociedade pelos ecossistemas naturais, refletindo diretamente na qualidade de vida das pessoas. A lista de serviços é longa e vai desde a produção de bens para consumo e comercialização da humanidade até a moderação de eventos climáticos extremos, renovação da fertilidade do solo e a dispersão de sementes, dentre vários outros.
“Sabemos do potencial brasileiro de produzir na agropecuária enquanto simultaneamente protege sua biodiversidade, e é nessa linha que temos trabalhado na Epamig. Para mim, foi uma satisfação muito grande participar desse grande grupo, com quem publiquei o artigo em uma revista de altíssimo fator de impacto como a Reviews of Geophysics. Além disso, colocar o nome da Epamig como uma das instituições autoras é muito importante e mostra ao mundo que produzimos pesquisas do nível mais básico ao mais complexo, gerando aplicação de tecnologias e inovações”, concluiu Madeleine.