Ideia é auxiliar na tomada de decisões e implantação de estratégias para solucionar conflitos hídricos e melhorar conservação ambiental
O Plano Diretor de Recursos Hídricos (PDRH) e o Enquadramento de Corpos de Água (ECA) fazem uma análise sobre a situação do Rio São Francisco, um dos maiores e mais importantes do Brasil. O objetivo da iniciativa é identificar problemas e conflitos ligados ao uso da água, propondo alternativas e programas a serem implementados a curto, médio e longo prazo para melhorar a conservação ambiental do Velho Chico.
As análises feitas vão subsidiar a tomada de decisões, formulação de pareceres e orientar soluções de conflitos ligados ao uso das águas, priorizando a manutenção, conservação e melhoria da bacia hidrográfica. O PDRH e o ECA vão estabelecer metas e os meios de alcança-las em um horizonte de 20 anos, considerando propostas de curto prazo (5 anos), médio (10 anos) e longo (15 a 20 anos).
Fundamental para a manutenção de atividades agrícolas e de psicultura em Minas Gerais e em vários outros estados do país, o Rio São Francisco, também chamado de rio da Integração Nacional, enfrenta problemas graves sobre o uso irracional de água. Conflitos que se arrastam há anos e que precisam de soluções urgentes. E é justamente esse o objetivo do programa.
Um relatório preliminar com as alternativas propostas para a bacia hidrográfica será apresentado em uma audiência pública virtual. O evento acontece no dia 18 de outubro a partir das 18h.
Os participantes vão poder opinar sobre os usos pretendidos, as metas propostas e também analisar os aspectos técnicos ligados às medidas de redução de poluentes lançados no São Francisco. Os projetos devem ser discutidos e aprovados em conjunto com a sociedade, que pode propor alternativas e acrescentar informações.
Todas as informações sobre o Plano Diretor de Recursos Hídricos (PDRH) e o Enquadramento de Corpos de Água (ECA) do Rio São Francisco estão disponíveis AQUI.