Objetivo do projeto é promover o conhecimento de tecnologias de produção na agropecuária para fortalecer a economia no campo
Desde o início deste ano a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) realizou 22 ações do Programa de Educação para o Campo. As atividades aconteceram em 20 cidades do estado, beneficiando ao todo 938 pessoas. O projeto tem a missão de fomentar e promover as tecnologias de produção na agropecuária, fortalecendo a economia no campo.
O Programa de Apoio das Cadeias Produtivas da Agropecuária tem o objetivo de contribuir com a sucessão rural e mitigação da pobreza. As ações desenvolvidas este ano aconteceram nas regiões metropolitana, Central, Norte, Zona da Mata e dos Vales do Rio Doce, Jequitinhonha, e Mucuri. Foram realizadas capacitações teóricas e práticas, envolvendo temas ligados à nutrição animal, produção agroecológica e sistemas de irrigação. “A gente vê como bastante exitoso esse trabalho que estamos encerrando em 2022. Continuará nos próximos anos, sendo potencializado. A gente espera o fortalecimento de parcerias, uma vez que as demandas já estão chegando de forma mais volumosa, e temos boas expectativas para o ano de 2023”, afirma Ricardo Demicheli, subsecretário de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável da Seapa.
O projeto da Seapa foi desenvolvida com vários parceiros, incluindo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), a Fundação Educacional Caio Martins (Fucam) e Escolas Família Agrícola (EFAs).